Ah...quando avistei o Vaticano...
Nem acreditei!
Sério! Deu até arrepios saber que estava a um passo de ver as pinturas de Michelangelo na Capela Sistina...
Um passo?! Rá!
UMA FILA ENOOOOOOOOOOOORME na verdade!rs
Também, resolvi ir ao Vaticano na véspera da Páscoa, tinha mesmo que ter um monte de gente né?
Na fila já fiz amizade com dois casais de brasileiros, muito simpáticos, um deles tinha um filho super esperto! Adorei! Passei quase o dia todo com eles.
Aí, entramos no Vaticano... O museu do Vaticano é fantástico, tem de tudo! E pra chegar na Capela, você tem que ver tudooo! Aí, só ansiedade...
Ah, aí apareceu a "Escola de Atenas", incrível como ninguém dá bola! Como assim!!!!???
Bom, vi a tão esperada Capela Sistina, fiquei paralizada! Tirei várias fotos, mesmo sem poder =)
Ai, arrepiante! Como assim!?
Entrei na Basílica de São Pedro e logo vimos a liiiiiiiiiinda Pietà! E enfim, tudo lindo e maravilhoso!
Amoçamos pertinho dalí, comi uma lazanha básica na Itália e fui ao Coliseu!
Ah, parece até que não tenho mais adjetivos, mas é que realmente... Tudo é Fascinante! Lindo demais, histórico demais! Conservado, valorizado! Aff! Perfeito!
A gente anda pela Itália e tropeça em arte, em história!
O Coliseu, é demais você chegar alí e imaginar tudo que acontecia por lá! A arquitetura, o porque de tudo.
Bom, saí e fui até a Fontana de Trevi, ah, básico, errei o caminho e fui parar em outra fonte...Aí, voltei tudo e cheguei lá! Lotaaaaaaaaaado!
Mas deu pra jogar minha moedinha e fazer meu pedido! Ai, o que é a Fontana de Trevi?! Perfeito!
Bom, fui pro albergue "maravilhoso" e bem, fui tentar falar com meus pais né...não tinha telefone!
Aí, entrei na internet, mas o computador também não era o melhor do mundo né. Tá, nisso, um francês lindo de morrer começou a puxar assunto comigo. E assim, a gente se comunica em mil linguas né? Até se entender. Era um sorriso incrível, e enfim, simpático, charmoso...clássico francês, sendo que era limpinho!rsrsrs... Mas...a anta aqui, foi continuar tentando se comunicar com o mundo! AAAAAAAAAh...eu bem que podia ter esperado mais cinco minutos!
Ah, pelo menos consegi falar com a mamae e dizer que tava tudo bem em Roma. Que nem tinha sinal de terremoto.
Fui tomar um banho, dormir e...quando acordei, fui para o Vaticano assistir a missa de Páscoa.
Primeiro, consegui um lugar ótimo, sentadinha, tranquila!
Aí, bem, a missa da páscoa é um espetáculo, sério! Só pro Papa entrar, meia hora, literalmente! Começa a tocar o sino, e aí, vem a guarda do lado direito...todo mundo pensa que é o Papa, mas, ainda não é. Aí, mais trombetas, entra a guarda do lado esquerdo...de novo, alarme falso, nada de Papa. Até que...finalmente entra a comitiva do Papa e o próprio.
Cada parte da missa é rezada em uma língua, o coral é lindo, a missa é linda também. Uma coisa única passar a páscoa abraçada pela praça de São Pedro, junto com milhares de pessoas.
Acabou a missa, e fui continuar o tur.
Fui desvendando Roma...
Passei pela Piazza de Espagna, Trinità del Monti, Piazza del Popolo, Villa Borghese...
Andei bastante!
Meu almoço de páscoa foi ótimo! Escolhi um restaurantezinho pela Barberini e comi uma bela massa! Com direito a foto e tudo. É engraçado que italiano tá sempre discutindo, nunca vi!rs...chega a ser engraçado.
Na Piazza del popolo, entrei numa igreja, e o que tinha lá?! CARAVAGGIO!!!! Ah... tipo assim??!!!
Bom, por lá também fui num museu que estava tendo a esposição sobre Leonardo da Vinci, a ciência dele, aquela que teve em São Paulo e no Rio, na Casa França Brasil, e eu acabei não indo... Passei um tempinho por ali nessa praça, bem aconchegante. Em um lado do chafariz central tinha uma moça tocando violoncelo, e do outro, um rapaz tocando guitarra! Isso que é diversidade e liberdade artística!
Na Villa Borghese, fiquei super triste...o lugar é lindo! Tudo lindo, só que como era domingo de páscoa, o museu tava lotaaaaaaaado, e eu fiquei de fora...que nem cachorro na porta do açougue...ah, alí, fiquei bem decepcionada mesmo, mas fica pra próxima! =)
Fui ao Museu do Renascimento, tinha uma exposição toda de Giotto! Nem preciso dizer mais nada...
Monumentos, museus, jardins, inúmeras fontes, arte, história... Totalmente incrível!
Ir a Itália foi um sonho realizado. Ví mais do que planejava, e é incrível, como lá, não dá pra ficar satisfeito, enquanto está por lá, a vontade é de fazer tudo, ver tudo que puder! Já não se pensa nas pernas ou nos pés super doloridos, nos olhos cansados... é viciante, andar, andar, desvendar todos os cantinhos e depois abrir o mapa e ver que ainda faltou ver tanta coisa... Ah! Perfeito...
Sim, sou fascinada pela Itália. É simplesmente...
Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário